sábado, 13 de fevereiro de 2010

Onze por sete...

Mas que números são esses??? Todos nós já ouvimos e muito falar em hipertensão e em doenças cardíacas, mas a gente sempre pensa que nunca vai acontecer com a gente e quando acontece a gente fica apavorado.  Pois é, aconteceu comigo, mas já passou...já tem exatamente um ano.  E exatamente um ano depois eu resolvi falar sobre isto porque o conhecimento teórico é um, mas na prática as coisas são beeeeeeeem diferentes. No ano passado tive picos de hipertensão isolados, mas repetidos, assim: eu não tinha a pressão alta o tempo todo, mas ela elevava durante várias vezes ao longo da semana.  Passei 24 horas com um aparelho medindo a minha pressão a cada 10 minutos, num exame chamado  M.A.P.A. (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) para saber se eu precisaria de remédios e tendo mãos o resultado,  fui impedida pelo cardiologista de fazer hidroginástica, de correr (nem que eu quisesse conseguiria) ou qualquer outra atividade física com esforço físico acima de "moderado" longe da supervisão de uma equipe médica.  Uma vez, fui parar na emergência com enxaqueca e só pude sair de lá quando minha pressão normalizou.  Estava com 16 por 9.  Nesse dia eu me apavorei ainda mais e comprei um monitor digital de pressão arterial.  A cada coisa esquisita que eu sentia, enfiava o trocinho no pulso a vim de verificar os números que eu rezava para estarem normais.  Geralmente giravam em torno dos 13 por 9, nomal alta como classificava o meu cardiologista.  Elevada mas sem necessidade de medicar. Olha, eu chorei, chorei, chorei...mas não adiantava, era o meu coração que estava mostrando pra mim que não aguentava aquela sobrecarga  de trabalho a qual eu lhe submetia.
Esta semana, tive uma prisão de ventre severa, (que me rendeu uma ida ao hospital) e passei mal na academia enquanto corria.  Senti muita dor no estômago, na cabeça e comecei a suar frio e sentir muito frio...e eu corri mesmo foi pra casa, antes que as coisas piorassem.  Quando cheguei em casa, corri pro tal aparelhinho de medir pressão abandonado faz um tempão, fiquei com medo de estar com a pressão alta...e após a medida: 11 por 7.  Respirei aliviada e no hospital, constatou-se que o meu problema foi realmente a prisão de ventre. Ufaaaaaa, que alívio.
Mas hoje, eu conversava com o meu irmão e constatei uma coisa, estou 12 quilos e meio mais magra e nunca mais tive uma medida alterada de pressão, agora elas oscilam entre 12 e 11 as máximas e 8 e 7 as mínimas, mais que normal...e fiquei imaginando o quanto meu coração reclamou de todo sobrepeso que eu lhe ofereci.  E olha que eu nunca fui obesa mórbida!!!  Confesso que esta percepção me assustou mais que a hipertensão em si, quando tive.  Fiquei pensando no imenso esforço que um coração de uma pessoa com  40, 50 quilos a mais que o ideal tem de realizar e no quanto isto é perigoso!!!  Nosso corpo é uma máquina perfeita e qualquer desajuste pode quebrá-la.  O problema é que nós muitas vezes não percebemos isto!!!  Se estamos acima do peso,  é IMPORTANTÍSSIMO consultar um cardiologista e estar atentos ao nosso coração, ele é o nosso motorzinho que não pode falhar nunca!!!  Nosso corpo tem a capcidade de se adaptar as situações, eu ainda estou acima do peso, mas dentro do limite em que meu corpo consegue funcionar sem reclamar.
Quanto à prisão de ventre, estou medicada e alterei as escolhas alimentares para esta semana, incluindo alimentos mais fibrosos, frutas com efeito laxativo, legumes crus, iogurtes e cereais integrais de modo geral.
Desculpem o tom apavorado do post, mas é que me senti assim hoje diante destas percepções...
Mas e você, sabe como está seu coração???

Para saber mais sobre HIPERTENSÃO clique nos links abaixo:
Abc da Saúde
CDOF
Orientações Médicas

Um comentário:

Obrigada por sua visita !