sábado, 6 de fevereiro de 2010

Cultivando novos hábitos

Esta semana, como disse no post anterior não tá nada mole...é, o clima de tensão permanece devido aqueles problemas que eu dei o nome de "fantasma" e também devido aos problemas com a minha mãe.  No fim de semana, fica tudo melhor pois ela não fica aqui, então, acho que até segunda os ânimos se acalmam.  Mas, numa semana difícil, o que foi difícil mesmo foi encontrar uma solução harmoniosa para os momentos de maior estresse.  Confesso que respeitei direitinho a fome física e ponto.  Mastigação apenas em algumas refeições já equilíbrio e balanceamento, passei longe.  Apesar de saber que é possível que tenha mantido o peso da semana passada ou mesmo engordado acredito que o pior já passou.  As dificuldades estão na nossa vida para que possamos aprender alguma coisa com elas, a gente é que às vezes passa aperto e prefere fechar os olhos pras lições que nos são oferecidas...eu abri os meus e desisti de "fugir da filizzola" na segunda...ela apenas vai me mostra  o resultado de não ter me respeitado diante dos problemas que passo.  Não vou me culpar nem de descabelar como já fiz em algumas semanas como essa que vivi em outros momentos.  Compreendi que estou em aprendizado constante e que é por isso que ainda erro.  Mas isto, não me dá o direito de tolerar meus erros...e deste modo, me coloquei mais atenta depois de recorrer à comida no dia que me aborreci com minha mãr e quando procurei novamente consolo na comida, um doce que eu gosto muito estava tão doce que ficou insuportável e foi parar no lixo e não no meu estômago.  Não comi vegetais (verduras e legumes) na maioria das refeições da semana e o resultado é uma prisão de ventre absurda, não dei atenção à mastigação e a saciedade e acabei comendo um pouco mais do que deveria e por aí vai.
Nossas atitudes são baseadas em pensamentos, crenças, lemas que são como "raízes" e estas raízes são beeeeeem profundas, as minhas foram plantadas ao longo de 27 anos.  Para emagrecer, é preciso ir fundo, arrancar todas essas raízes e plantar novas (novos pensamentos, novos lemas, novas crenças) o problema é que não conseguimos arrancar todas as raízes de uma vez e as novas demoram um pouquinho pra crescer...e enquanto isso, ora a gente erra, ora a gente acerta é preciso entanto, estar a cada dia mais atenta para diminuir o número de erros e aumentar o número de acertos.  Já acerto nos intervalos, mas ainda erro em mastigação, nas escolhas e principalmente na observação do ponto de saciedade, principalmente quando como na rua com amigos é bem verdade que já não como da forma que comia antes, que já consigo deixar restos no prato e num rodízio ser a primeira a parar de comer...mas ainda não está bom...preciso regar bem as raízes destes novos hábitos que ainda não cresceram satisfatoriamente para que eles cresçam definitvamente!!!
Volto às postagens do livro em breve!!
Beijos e obrigada pelas palavras carinhosas nos comentários do último post!!!

Um comentário:

  1. Espero que tudo esteja mais calmo agora. eu também ainda sou muito influenciável por tudo que me cerca, raízes profundérrimas, difícies de arrancar mesmo!

    Estou no mesmo pé que vc: intervalo entre as refeições já não é problema, mas tigação e saciedade quase lá, desde que eu esteja comendo sozinha e sem preocupações kkkk

    Por isso que a gente tem que escrever, escrever até acreditar no que escrevemos!

    Um beijao amiga

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !