terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A formação da identidade

Comer em excesso e engordar é um esquema de sobrevivência psicológica adotado em algum momento por seu inconsciente que é de longe mais forte que seu consciente.  No entanto, não devemos ficar esperando que o inconsciente resolva nos emagrecer.  É preciso conhecer diversos  aspectos psicológicos para então identificar "quem sou eu" de modo mais claro. 
Emagrecer significa abdicar a experiência da obesidade e todo enredo paralelo que a capa de gordura representa. É preciso estar disposto e não ter medo de tirar definitivamente o "casacão".
A maneira como nos comportamos e reagimos diante das diversas situações da vida, é determinada pelo que tomamos como referencial no meio em que vivemos.  Estes referenciais funcionam como uma espécie de guia para nós.  Acontece que muitos destes referenciais foram herdados do meio em que fomos criados sem que pudéssemos ao menos escolhê-los.  Desta forma, as verdades da infância continuam sendo, sem que saibamos, nossos guias atuais.  A PNL (Programação Neurolinguística ) define as principais fases do desenvolvimento humano da seguinte forma:
1ª FASE - ABSORÇÃO - ATÉ 7  ANOS
A criança é uma esponja, absorve as informações sem questioná-las.  Aqui são formados 95% dos nossos referenciais através da absorção dos valores e crenças daqueles que cuidam de nós.
2ª FASE - MODELAGEM - DE 7 ATÉ 14 ANOS
A criança formula seus pontos de vista e alguns questionamentos no entanto baseia-se naquilo que vê, através dos exemplos da vida cotidiana.
3ª FASE - SOCIALIZAÇÃO - DE 14 ATÉ 21 ANOS
Ocorre a fixação dos seus referenciais e a criação da " sua maneira" de abordar os acontecimentos, consolidando a personalidade.

Os hábitos alimentares adequados e inadequados são formados ao longo destas três fases e diversas afirmações categóricas podem ter contribuído negativamente na formação da personalidade e consequentemente em seus hábitos alimentares e seu corpo gordo.
Quem foram as pessoas significativas de sua infância?  O que você ouviu que foi marcante e que até hoje "funciona" até hoje?  Escreva sobre quem é você, de maneira que um leitor imaginário possa conhecê-lo profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita !