quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Os tipos de fome.

Antes do post de hoje, preciso compartilhar uma coisa que me bateu agora.  Se quando a meta acabou aqui no Rio, eu tivesse lido o livro da maneira que estou lendo agora, com a "responsabilidade" de entender e resumir, talvez tudo tivesse sido diferente.  Mas pensando bem, não era o momento...a hora é agora!
A quarta postagem sobre o livro é bem interessante: OS TIPOS DE FOME
Comer é uma necessidade fisiológica.  Quando passamos pela experiência da obesidade, a comida e o ato de comer, adquirem então, outros significados e a necessidade real do organismo passa a ser o motivo que menos leva o gordinho a comer e desta forma, os quilos excedentes compõem a materialização de que a relação com a comida está errada.  E para ajustar este relacionamento, é preciso distinguir as fomes.  Vamos lá:
1. FOME FÍSICA - ou fome verdadeira: é motivada pela falta de alimentos, ou estômago vazio.  É orgânica e paresenta sinais orgânicos: falta de concentração, tontura, dor de cabeça, estômago roncando.  Após este estágio, o organismo entra em jejum e isto é prejudicial ao emagrecimento!
2. FOME DE NUTRIENTES - Nosso organismo necessita de mais de 52 nutrientes e desta forma, é preciso variar as refeições.  É quando o corpo "pede" por determinado alimento.  Mas, alto lá, uma caixa inteira de bombons não é fome de nutrientes, é gula ou qualquer outra coisa, menos fome de nutrientes.
3. FOMES VIRTUAIS - Ih, essas são perigosas, pois podemos até mesmo confundí-las com fome física de início.  É preciso então, estar atenta ao intervalo entre as refeições para reconhecer as danadinhas:
a) Fome psicológica - É quando a mente pede por comida sem que o corpo esteja precisando.  É um impulso motivado por situações e emoções.
b) Fome condicionada - Hábito de comer sempre na mesma hora ou no mesmo lugar em função de determinada circusntância.  Os comportamentos associados a este tipo de fome, geralmente significam "fazer um agrado a si mesmo" "aplacar a tensão", etc.
c) Fome da alma - É quando nos afastamos do Todo Maior (para mim, Deus), da sintonia com o universo.  Quando comemos por tédio, estamos buscando alimentos para a alma.  Estes são, na verdade, tudo aquilo que nos integra ao meio, aos outros.
d) Cansaço, sono e sede - Para os gordinhos, comer e outras necessidades formam um pacote e isto faz com que seja difícil diferenciá-los.  Geralmente, os gordinhos confundem cansaço, sede e sono com fome.

Vamos refletir: Que tipo de fome (além da fome física) me leva a comer frequentemente?  O que estou realmente buscando quando me alimento?

Para saber mais (clique nos links abaixo):
 Você tem fome de quê? ,
1º Passo - descondicionar minhas fomes

******************************************************************************
Quem vem acompanhando as postagens sobre o livro já percebeu que eu comia "segurança", "conforto" e "proteção" isso sem contar os sapos com sabor de chocolate. Engraçado que na semana passada eu bem que tentei fazer algo do tipo, afinal, o cabeção não sai de uma vez assim né, de vez em quando ele teima em aparecer.  Tinha uma situação me incomodando, eu estava na fome física fui na geladeira ataquei a caixa de bombons do meu irmão que estava por lá.  Separei só os que eu gostava, nem me lembro ao certo quantos, mas eram muitos.  O primeiro desceu bem, no segundo, fala sério, senti um gosto tão amargo quanto o da situação que eu estava passando. Me dei conta na primeira mordida de que não ia resolver.  E ele foi para o lixo e os outros de volta para a caixa.  E eu percebi que quando a gente está na fome física a comida "perde" o significado totalmente e vira apenas comida. Não tem preço!
Ainda erro vez por outra, mas os acertos tem sido cada dia maiores e é assim que tem de ser, pra sempre!
Amanhã falo da Compulsão por comer, bem bacana a postagem!
Ah meninas, e obrigadíssimo pelos recadinhos tão carinhosos que vocês tem me deixado! 
Beijossss
**********************************************
RECADINHO PRA SHELLY: NÃO ESTOU CONSEGUINDO COMENTAR NO SEU BLOG !!!

2 comentários:

  1. não achei os links... cadÊ? Mas pode usar, eu sei que vc sabe o que faz.

    Fomes são coisas engraçadas! rsrsr um dia eu ouvi um: "mas eu não posso ficar sem meu sorvete a noite", Quase caí na gargalhada kkkk Se a pessoa se ouvisse e conseguisse enxergar o quanto era ridículo o que ela tinha dito...

    Viu o site da Meta reformado? Tá lindo!

    Um beijo enorme

    ResponderExcluir
  2. Iris obrigado por dividir os concelhos do meta real pois aqui não encontrei,obrigado mesmo, vamos juntas nesta luta, com um montão de gente que esta no mesmo barco. querer perder gordura. bj muito amor em tua vida

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !