domingo, 31 de janeiro de 2010

Os níveis de satisfação

Debra Waterhouse, nutricionista americana classifica os níveis de satisfação alimentar em 6 estágios que envolvem um conjunto de reações.  O cérebro é o receptor de cada estágio e para ele ficar satisfeito, é preciso que cada estágio seja cumprido plenamente:
1. Satisfação visual - iniciado antes mesmo de começar a comer.  O alimento deve agradar s visão para trazer a satisfação inicial pois o que agrada os olhos, agrada também ao cérebro.
2. Satisfação das papilas gustativas - A língua possui 5 conjuntos de papilas gustativas para: doces, azedos, salgados, picantes e amargos.  Os detectores do sabor (quimiorreceptores) são estimulados enquanto o alimento é mastigado.  Quanto maior o número de quimiorreceptores estimulados, maior será o nível de satisfação neste estágio.
3. Satisfação olfativa - Os aromas liberados pelo alimento estimulam os nervos olfativos do cérebro, sendo este responsável por quase 50% da satisfação inicial de comer.
4. Satisfação estomacal - Depois de engolidos, os alimentos chegam ao estômago onde as enzimas estomacais estão sendo secretadas para digerí-los.
5. Satisfação da corrente sanguínea - O estômago comunica à corrente sanguinea que recebeu o nível adequado de alimentos.
6. Satisfação cerebral - A informação recebida pela corrente sanguínea atravessa a barreira entre o sangue e o cérebro e influencia os níveis de glicose no sangue e de substâncias químicas no cérebro.
Quando comemos depressa e sem mastigar bem os alimentos, não dá tempo deste processo acontecer e continuar comendo além deste tempo provoca um "desarranjo" no sistema.
O tempo de 20 minutos é considerado ideal para a mastigação satisfatória.  Comer em menos de 20 minutos acarreta a perda da noção de quanto se comeu e se este comportamento se mantiver, perde-se também o sinal de saciedade.

DICAS PARA ATINGIR TODOS OS NÍVEIS DE SATISFAÇÃO:
1.  Visual: usar jogo americano, prato, talheres e copos bonitos para realização de todas as refeições.  Montar um prato bem colorido e com a comida bem organizada no prato;
2. Papilas gustativas: mastigar, mastigar, mastigar de 15 até 25 vezes cada bocado ou até virar "papinha"
3. Olfativa: utilizar temperos: alho, cebola, especiarias...uuuummmm que cheirinho boooom!!!
4. Estomacal: mastigar, mastigar, mastigar (o estômago não tem dentinhos!!!)
5. Corrente sanguínea: mastigar, mastigar, mastigar...sim, de novo, é muuuuuuuuito importante!
6 Cerebral: advinhem??? Mastigar!!!  Afinal, para um refeição durar o tempo necessário (20 minutos) é preciso mastigar muito bem cada bocado!!!

Amanhã A formação da identidade .
Bom domingo!!!

Um comentário:

  1. sempre muito instrutivo seus posts!!
    e vamos mastigar!!!

    bjokas linda!!

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