sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Necessidades orgânicas do corpo

Nosso corpo está  sempre mudando.  Nossas células se renovam continuamente e a energia para esta renovação vem daquilo que comemos.
Somos animais onívoros, ou seja, nossa alimentação é composta por nutrientes de origem animal e vegetal e nosso intestino é de tamanho médio.  Após o 4º mês de vida, não existe alimento que sozinho, seja completo para nós.  Nossa alimentação portanto, deve ser variada.
Os nossos dentes, inclusive nos sugerem o que e quanto comer de maneira saudável e ecológica: temos 32 dentes dos quais: 4 caninos para o corte da carne, 8 incisivos frontais para o corte de vegetais e 20 molares para mastigação.
Nossa saúde e o bom funcionamento do corpo, depende muito dos nutrientes encontrados nos três grupos de alimentos sendo que um grupo não supre a carência de outro:

ENERGÉTICOS (CARBOIDRATOS/GORDURAS) - Após a transformação pelo organismo, fornecem energia para toda e qualquer atividade.  As gorduras, além de fornecer energia são responsáveis pela fixação das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e pela lubrificação do intestino.





CONSTRUTORES (PROTEÍNAS) - Fornecem os aminoácidos responsáveis pela formação (construção) das células, músculos, órgãos e sangue.




REGULADORES (FRUTAS/VERDURAS/LEGUMES) - Como o próprio nome diz, regula o funcionamento do organismo.  Possuem em proporções variadas: minerais, vitaminas, fibras e água.





Muitos gordinhos, ao tentar emagrecer, se privam de um ou mais grupos alimentares acreditando que assim, o organismo vai utilizar a "reserva gorda" do corpo e ocorre justamente o contrário.  Para emagrecer de maneira saudável é preciso não se privar de nenhum dos grupos de alimentos e dar atenção ao balanceamento (qualidade) e ao equilíbrio (quantidade) das refeições.

Para refletir - Estou equilibrando e balanceando as minhas refeições?  Estou variando as minhas escolhas?

Uma boa dica para localizar os erros nas refeições pe imprimir uma folha de acompanhamento semanal de acordo com o método escolhido e observar ao longo da semana se a alimentação foi variada, balanceada e equilibrada.  Eu faço isto num caderninho, pois acho mais prático.
Seria algo como o modelo abaixo, incluindo todas as refeições do dia:

SEGUNDA FEIRA:

CAFÉ DA MANHÃ:  
carboidrato:
grodura:
proteína:
verdura/legume:
fruta:
                 
Amanhã, uma postagem que eu sei que gera polêmica: Intervalos orgânicos entre as refeições.
Beijos e até amanhã!

2 comentários:

  1. a alimentação é um grande erro mesmo de quem faz dieta. É que pensam em carboidratos como sendo: uma macarronada super calórica! ou gordura como sendo: batata frita, pizza etc!!

    Existem os carboidratos bons e os ruins, os q devemos comer e os que devemos evitar. e existem gorduras mto boas pra saúde: fontes ótimas de gordura são o azeite extra virge, castanha nozes, amêndoas,abacate!!
    e assim por diante.
    Acho que temos que ser curiosos e ler mto sobre tdo, pra ter dicernimento em escolher o q comer!!!

    Ótimo post florzinha!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Iris,
    Nós que acompanhamos a Meta Real, sabemos que é extremamente importante comer de tudo.
    Tem pessoas que restringem demais a alimentação, e além de não conseguir levar adiante, ainda não emagrecem.
    O próximo post é polêmico porque depois que começaram a difundir a idéia de que comer de 3 em 3 horas é o que acelera o metabolismo, nunca mais se falou em outra coisa. E todos acreditaramn como se isso fosse lei. Mas agora estão começando a voltar atrás... lembra da revista super interessante do ano passado? Até coloquei um post sobre isso. Mas enfim, vou aguardar seu post e depois comento de novo.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !