terça-feira, 28 de julho de 2009

Vencendo o estresse através da atividade física

Pois é, este foi o tema da palestra de ontem. Engraçado que mesmo antes de saber que este seria o tema, eu passei na academia e marquei meu reexame médico para hoje, porque queria voltar pra HIDROGINÁSTICA. A palestra foi bem legal, e nela podemos nos dar conta do quanto nós somos sedentários, totalmente sedentários. A modernidade nos dá um conforto que nos vicia : elevadores, escadas rolantes, táxis, ônibus, controles remotos, telefones sem fio que ficam confortavelmente repousando ao nosso lado até tocarem, etc. Pois é e se a gente quer emagrecer é preciso se mexer...e eu sei beeeeeeeem disso, por isso, antes mesmo de ouvir a palestra resolvi largar essa vida mansa, rsrsrsrs é hora de se mexeer!!! Exame médico aprovadíssimo, hoje mesmo mergulho na Hidro!!! Uhuuuuuuuuu!!!
E para minhas amigas que não sabem o que eu sei e um dia eu conto o porquê disso, seguem alguns fatos importantes sobre a atividade física e sobre a modalidade que eu escolhi, especificamente:

* Sobre a ATIVIDADE FÍSICA:

- Matemática pura: siga uma alimentação balanceada (disquinho) e gaste calorias (exercício) e se você queima calorias você: EMAGRECE;
- Se mexer libera endorfina, o hormônio do prazer...você fica feliz e se sentindo bem não come por ansiedade, trsiteza, etc e aí: EMAGRECE;
* Uma curiosidade sobre a endorfina é que podemos obtê-la também comendo chocolate (que libera serotonina) fora da fome física e consequentemente engordando...o que é melhor então???
- O exercício melhora o condicionamento físico, define e tonifica os músculos e te deixa mais bonita...e você quer ficar cada vez mais bonita e aí: EMAGRECE;
- Escolher uma atividade com a qual se indentifique e goste, permite aumentar o nível de motivação em indivíduos que não gostam de se mexer...motivado, você vai na academia e aí: EMAGRECE;
- O exercício melhora a postura, relaxa, alivia a TPM e as cólicas menstruais, melhora o condicionamento físico prevenindo as doenças cardíacas, diminui o nível de colesterol ruim e aumenta o nível de colesterol bom, diminui os triglicérides, aumenta o metabolismo, etc e consequentemente advinhem só: EMAGRECE !!!!

* SOBRE A HIDROGINÁSTICA:
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
• Componente Aeróbico: melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar;
• Componente de Força Muscular;
• Componente de Resistência Muscular;
• Componente de Flexibilidade;
• Componente de Composição Corporal: relaciona-se à relação entre a massa magra e a quantidade de gordura.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la.
Além de tudo isso, NÃO É PRECISO SABER NADAR!

VAMOS NOS MEXER PARA EMAGRECER, VALE QUALQUER ATIVIDADE, O QUE NÃO PODE É FICAR PARADOOO!!!
Beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita !