quinta-feira, 29 de julho de 2010

Desabafo

Todo mundo que me acompanha no blog sabe que eu sou radical demais com meus pensamentos e que às vezes até crio polêmicas com as minhas palavras...mas hoje acho que a polêmica que vou levantar é bastante pertinente...quase caso de vida ou morte!
Tenho muito perto de mim uma situação absurda e grave, não sou advogada e não entendo de leis, mas se fosse a minha mãe, eu juro que ia dar um jeito de processar o infeliz que se diz "médico"...
Tenho uma pessoa muito próxima, que tem a mãe acima do peso.  Este ano ela procurou uma médica endocrinologista que trabalha junto com uma nutricionista e ja vinha perdendo peso de  maneira visivel e considerável.  Então, após uns 20 ou 25 kg emagrecidos, o peso dela empacou, normal, todo mundo que perde muito peso uma hora empaca...e advinhem só o que fez a tal médica????
Isso mesmo, ponto para quem pensou: acrescentou à dieta da paciente alguns comprimidos de sibutramina duas vezes por dia...
Todo mundo que me acompanha também deve saber que eu já tomei inibidores de apetite anos atrás quando nem sabia o que diabos eram tais comprimidos, que fiquei seca mas que assim que parei os malditos engordei tudo de novo e que hoje, por experiência de vida e por escolha profissional sou TOTALMENTE CONTRA O USO DE MEDICAÇÕES PARA EMAGRECER DO TIPO MODERADORES DE APETITE. 
Para minha obejção a este tipo de tratamento ficar ainda maior, some o fato de que esta senhora a qual me refiro tem: 70 anos, sobreviveu a um câncer de mama e é CARDÍACA !!! E nenhum destes fatores foi escondido da médica que lhe prescreveu a medicação!!!  Será que eu estou louca de achar que a médica está louca???? Será que esta médica (???) frequentou todas as aulas da faculdade ou ela faltou aquela que explicam os efeitos desse tipo de medicação ??? Será que ela pensou que poderia ter matado???  E sinceramente, com os conhecimentos que ela, médica, tem (ou que deveria ter) na minha opinião trataria-se de um homicídio doloso!!! 
Esta senhora a quem eu me refiro, após emagrecer os 20 e poucos quilos se encontra na faixa do sobrepeso é não é considerada obesa...perguntei a minha amiga, filha desta senhora o porque desta prescrição achando que ao menos a médica havia justificado com um argumento consistente e NADA.  Ela nem se quer explicou para a sua paciente de que se tratava aquela medicação...fiquei indignada ou melhor ainda estou!!!
Gente tudo bem que eu, e a maioria das mulheres e inclusive as de 70 anos querem emagrecer, mas qual a necessidade de expor esta senhora a um risco tão grande???
E mais, que tipo de médicos (ou que raça é essa que se diz médicos) são estes aos quais confiamos a nossa saúde e a saúde das pessoas que amamos???
Quando vejo estas coisas, tenho a certeza de que escolhi a profissão certa, de que estou no caminho certo e sinto crescer cada vez mais forte o desejo de uma segunda graduação...
#PRONTOFALEI



11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ei Íris!
    Sou estudante de Medicina e não faltei à aula sobre inibidores de apetite. Também sou totalmente contra esses medicamentos, por diversos motivos. Inclusive o que você mencionou, que a maioria dos pacientes volta ao peso inicial quando pára de tomá-los.
    E a atitude dessa médica também não me pareceu das mais corretas, mas de médico ruim está cheio por aí. Só não fica desiludida com a profissão não, porque também tem gente muito boa trabalhando por aí. Espero que um dia eu seja desse segundo grupo... Enfim, essa paciente deveria procurar uma segunda opinião.
    Só de curiosidade, qual sua profissão mesmo? Provavelmente tem aqui no blog mas eu não me lembro de ter lido.
    Beijos!
    PS: Excluí o último comentário por causa dos erros.

    ResponderExcluir
  3. É acho q vc tem razão eo q a Renata falou é bem coerente.
    Sem necessidade de usar o medicamento.

    Mesma pergunta da Renata: qual sua profissão?????kkkk

    bjbj

    ResponderExcluir
  4. É Íris...
    O assunto é muito sério mesmo.
    O Brasil já figura entre os maiores consumidores desse tipo de medicação; a obesidade também avança, a ponto de ser já considerada uma epidemia...
    Todo excesso é prejudicial, já diziam nossas avós.
    Nossa luta tem que ser pela responsabilidade, auto-controle, e passa também - e muito - pela concepção inadequada que se tem da saúde e beleza física amplamente divulgada, e até mesmo, exigida nos dias de hoje. O culto à magreza, à juventude física, à força, leva as pessoas a cometerem verdadeiras loucuras para se sentirem "incluídas" em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Estou te convidando para seguir meu blog e participar de um desafio de sete dias (leia meu último post).Só o que necessito de quem vai participar do desafio é:
    1- Nome (só o primeiro nome):
    2- Idade (para analisarmos o metabolismo e vermos se as mais jovens emagrecem mais rápido):
    3- Peso no dia 02/08/2010:

    Abraços e até...
    Nara.

    ResponderExcluir
  6. amiga

    sou totalmente leiga, mas que eu

    saiba a tal sibutramina acelera o

    coração , não ??????? e é receitada

    a uma paciente cardiaca de 70 anos

    de idade !!!! Jesuissssssss

    olha eu sou a favor da

    reeducação alimentar, pois só com

    ela emagrecemos e mantemos o peso.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Iris, vc pode me confirmar o horario e o dia da semana das reuniões do Meta aqui no Rio??.
    Obrigada......

    ResponderExcluir
  8. Acho errado também quando tentamos nos enganar e usar os medicamentos como os inibidores de apetite. Enfim, adorei o seu blog, muito interessante, e estou entrando nesse mundo dos blog de dieta e meta tb, estradadarainha.blogspot.com

    Bju e Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Olha, eu não confio muito em, digamos, todos os médicos do mundo! Eu acho q as pessoas idolatram mto os médicos e uma parte não merece td isso, pq não está nem aí.

    Bom, mas espero q essa senhora não tenha problemas.

    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !