quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gorda maravilha

Pois bem, mais uma pérola das minhas amigas...
Recebi por orkut um scrap de uma amiga que não vejo faz algum temp e resolvi como curiosa que sou, "fuçar" nas comunidades dela...e aí encontrei várias comunidades que soam uma verdadeira ode a auto estima gorda...entre elas "As gordas são as melhores", "os homens preferem as gordinhas", "As gordinhas são as mais lindas", "gordinhas bbw" e "homens f.a" e fiquei com um pulgueiro atrás da orelha quando li as descrições das tais comunidades.  Descobri que existem também blogs dedicados ao assunto.  Mas e você, sabe o que seria uma gordinha BBW ou um homem F.A?  Pois então, com ajuda de uma outra amiga (e do google é claro) descobri o seguinte:
"BBW são as iniciais de "Big Beautiful Woman", ou seja, mulheres gordas e bonitas ou atraentes. Essas mulheres estão se tornando cada vez mais "objeto" de desejo de milhares de homens ao redor do mundo. Os admiradores de mulheres com esse tipo físico se chamam Fat Admirer ou simplesmente "FA", ou seja, admiradores de gordas."
Tudo bem...até acredito que existam sim muitas gordinhas lindíssimas...mas, não me levem a mal, na minha opinião, não há como combinar os adjetivos gordo e feliz.  Podem até me dizer que existem gordinhas que são bem casadas com maridos apaixonados, bem sucedidas financeiramente, profissionalmente, boas mães ou boas filhas...mas, sinceramente, levante a mão quem come de tudo na frente de todo mundo mesmo que sejam 15 fatias de pizza num rodízio ou uns dois pacotes de biscoitos recheados, quem compra sorrindo uma calça 48 (ou maior que seja), que levante a mão também aqueles que trocam essa calça por uma ainda maior e continuam sorrindo, ou aqueles que entram numa loja querendo uma roupa e saem de lá sem ela porque não coube e se sentem bem.  E para finalizar, que levante a mão a mulher que tira fotos de corpo inteiro ou que tira toda a roupa (calça 48 ou maior, blusa gg) e se olhando nua no espelho ver aquele monte de banha despencando por todos os lados e ainda assim consegue dizer :uau, eu estou poderosa, como eu sou linda!
Acho que nenhuma mãozinha vai se levantar, porque mesmo essa minha amiga vive choramingando pelos cantos que não encontra roupa ou se gabando por ter encontrado uma que "disfarce" o quadril (mas se ela se orgulha de ser gorda , pra que disfarçar o quadril???)  Então, fica a pergunta...essa tal auto estima gorda existe mesmo??? Pois eu acho (pra não dizer tenho certeza) que não!  As pessoas ficam tentando se enganar porque acham que não tem mais jeito, que já tentaram de tudo e então começam a levantar essas bandeiras .Para tudo, porque as gordas NÃO são as melhores, os homens NÃO preferem as gordinhas, as gordinhas NÃO são as mais lindas e BBW e F.A são estratégias pra gente derrotada passar ilesa pela estrada da vida! (óbvio que o oposto também não é verdade...estou falando de um peso normal e não de uma magreza "top model").
E eu falo com tanta certeza porque já estive mais gorda do que estou hoje, porque usava calça 48 e ela começou a apertar, porque não me sentia bem comendo na frente dos outros, porque já saí arrasada de muitas lojas porque queria uma roupa e não achava e porque já sofri demais com tudo isso...
Chega de hipcrisia, chega de tentar disfarçar, chega de tentar enganar a nós mesmas...nehuma de nós consegue ser feliz assim!  É hora então, de arregaçar as manguinhas, achar o método mais adequado e correr em busca de um corpo saudável!
#prontofalei
Beijocasss

18 comentários:

  1. Olá Iris,
    Não quero ser machista ou soar pretensioso, mas as mulheres sofrem mais com o ganho de peso.
    Mulheres se produzem para as mulheres, cortam o cabelo para as mulheres, colocam aquele vestido para as mulheres. Os homens não se importam com esses "detalhes" (as mulheres jamais vão acreditar nisso). E devo lembra-la que a grama do vizinho será sempre mais verde, ou seja, quem tem dificuldade para se aceitar vai estar sempre lutando contra aqueles 2 ou 20 quilinhos.
    Ma devo concordar em parte contigo, sem dúvida os padrões de beleza mudaram ao longo dos anos, até mesmo para o brasileiro que gostava de um corpo cheio de curvas.
    A sociedade também tem mudado a concepção em torno da obesidade. Passou a tratar o problema como doença e permitir que não haja "politicamente correto" em relação aos gordos. Digo isto pois programas, propagandas (Renault Logan ou Tubulações Tigre por exemplo) e piadas (Schrek) passaram a ter os gordos como alvo.
    Alguns vão achar pesado o que vou dizer mas o gordo é o "negro" do século 21.
    A grande maioria das pessoas que está acima do peso não gosta do que vê no espelho e sofre muito com o fato do mundo ser feito para pessoas médias, ou seja, com estatura mediana e peso "regular".
    Mas, como eu sempre digo, não podemos generalizar e para toda regra há uma exceção. Assim, existem pessoas que são felizes como são, ou seja, gordas. Também existem várias pessoas que tem predileção por mulheres que "enchem uma cama" (O Clone).
    Concluindo, acredito que os adjetivos Gordo e Feliz estão em perfeita sintonia, todavia o preconceito, A CULPA e os obstáculos atuais impedem que a felicidade seja plena.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Simplismente abstrai...

    Se vc não é feliz meu amor, não coloque as outras gordas no meio.

    Sou gordinha? Sim!
    Quero Emagrecer? Sim!
    Sou triste? Sim! Ninguém é de ferro e momentos ruins, tem na vida de qualquer um, seja gordo ou magro, baixo ou alto, feia ou bonita.
    Sou feliz? Claro pq não? Só porque sou gorda? Há tenha dó.

    Sou linda, sou gostosa, faço regime, sou amada e amo. E sou sim FELIZ, sendo gorda ou não.

    Vai procurar tratamento....
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olha, sempre lutei pra ser magra desde a mais tenra idade (7 anos), e quando me tornei magérrima com muita dieta, remédio e malhação (1,75, 57kg) me vi tão infeliz com aquela neurose com o peso, sabe, que não sei se aquilo tudo valeu à pena.
    Hoje peso 104 (meu máximo foi 114kg), continuo querendo emagrecer 20kg pois acho que fico bem melhor com 80 e poucos, nº46, mas meu peso não me impede de ser feliz. Feliz de verdade, sabe como é? Tenho um marido simplesmente maravilhoso, sou saudável (acabei de fazer um check-up geralzão), corro (já participo de provas de 5km), danço flamenco (me apresento 2x por ano em teatros pela cidade)e, por incrível que pareça para os magros, não me sinto feia.
    Claro que tenho minhas inseguranças. E quem não tem?
    Concordo com a frase do Ricardão:"o gordo é o "negro" do século 21.". Só não entendo o pq disso.

    ResponderExcluir
  5. Um corpinho bonito costuma ser disfarce de quem não pensa! A felicidade não veste 36 apenas, ela cabe em diversos manequins e já vi muito rosto manequim 38, que nem Pitangui daria jeito e mesmo assim...felizes!!!

    ResponderExcluir
  6. Acho q não dá pra generalizar, há quem consiga ser feliz gordo(a), mas eu não!

    ResponderExcluir
  7. Acho que a única infeliz é vc que não conseguiu ver que existe pessoas gordas e bonitas e satisfeita com seu corpo e esta colocando sua frustração nos outros ninguem tem culpa de vc ser mal amada flor

    ASS: CRIS

    ResponderExcluir
  8. Talvez não seja impossivel ser gordo e feliz mas que é dificil isso é e muitoo.

    ResponderExcluir
  9. Iris...

    Que pena que voce acha que a forma do corpo de uma pessoa seja essencial para a sua felicidade? Caracter, atitudes, honestidade, nada disso conta? Bem Querida, para mim conta e muito... Que infeliz voce deve ser. Espero que a vida lhe ensine a ser GENTE... Porque hoje vc é um ser repugnante.

    ResponderExcluir
  10. querida, nao coloque o peso de suas frustraçoes sobre o resto da humanidade(sim, a maioria é gorda)...vai caçar algo q te preencha, pq olha seu estado é critico....eu adoro me olhar no espelho , sim, se vc nao gosta nao venha falar da grande maioria q preferiu se preocupar com coisa mais edificantes q com os quilos a mais.

    ResponderExcluir
  11. A Milly do blog Cotidiano Gordo escreveu um ótimo texto sobre vc, leia! vale a pena!

    Antes de qualquer coisa preciso dizer que adoraria saber de onde veio
    o texto e se tem a possibilidade de enviar o meu comentário para essa
    criatura sem estrutura emocional que escreveu o texto, depois deixar
    claro que as pessoas realmente deveriam procurar ajuda de psicólogos
    antes de saírem por ai falando tantas asneiras...
    Agora deixa eu o que vejo por a por trás do texto dessa criatura, bem
    fui lendo cada uma das linhas e a principio notei a necessidade de
    criticar os gordos logo senti que era alguém que não se sentia bem com
    ela mesmo, ninguém que se sente seguro de si e compreende o que é bom
    pra si perde tempo criticando ou rotulando o que é felicidade ou não
    para o próximo, pessoas seguras e felizes tem a compreensão de que
    felicidade é um fator inconstante e diferenciado para cada individuo
    vivente na terra e logo entendem que o que te faz feliz ,não é o que
    fará os demais felizes. Por tanto já de inicio notei que se tratava de
    alguém infeliz e com baixa estima, mas foi no final do texto que
    descobri o real problema dessa pessoa, se tratava de alguém que era
    gorda e não era feliz acreditou que emagrecendo se tornaria feliz e
    obteria tudo que julgava necessário para ter a vida de seus sonhos, e
    após ficar magra continuou com a vidinha medíocre de antes, sim vida
    medíocre por que uma pessoa de bem com a vida e com ocupações
    prazerosas não iria se dar ao trabalho de fuçar comunidades de uma
    amiga, que já esta distante (pois ela mesmo afirma que já tem um tempo
    sem falar com a tal amiga), para simplesmente abrir um leque de
    criticas sobre o peso de alguém ou sobre como as pessoas se sentem em
    relação se mesmas, como pode ela saber se NINGUÉM é feliz sendo
    gordo, por um acaso ela conhece todos os gordos do mundo, hora minha
    gente, pessoas com essa mentalidade não devem ter a sua volta nem dez
    amigos imagina uma quantidade equivalente para ela julgar como um
    todo.
    O mais engraçado de tudo é que no final do texto ela mostra a verdade
    atrás de tudo quando diz que tudo que tinha citado no inicio do texto
    foram vivencias dela, acho total despautério de alguém julgar os
    sentimentos do mundo pelos seus próprios, ou ela acha que ela tem o
    dom absoluto da verdade e todos existentes no planeta terra sentem as
    mesmas coisas que ela sentia e sente, tem que ter o emocional muito
    abalado pra não perceber que o texto dela não faria referencia a
    ninguém mais que a ela própria e suas frustrações interiores, como a
    psicologia explica um texto seja ele qual for , fala mais sobre o
    próprio autor que sobre um personagem ou pessoa citado, mas é preciso
    ter auto- percepção pra saber disso e esse ser humano que escreveu o
    texto não tinha nem relevância imagina auto- percepção.
    Sinto muito por ela não conhecer a fundo o movimento Fat, sinto muito
    por ela não saber que as pessoas podem ser felizes independente de
    roupas e peso, sinto mais ainda por ela achar que pode estragar a
    sintonia que o movimento representa e a revolução que se inicia por
    uma visão ampla do contexto de AUTO-ESTIMA ALÉM DO PESO a qual ela
    nunca ira conhecer pois vai estar ocupada tentado criticar alguém ou
    entra numa loja e comprar um pedaço de pano achando que junto com a
    etiqueta PP vai estar um pacote de alegria, felicidade e bons amigos.
    Mas vida segui seu curso e pobre daqueles que vivem em função de achar
    que todo gordo é deprimido, estão perdendo tempo de vida, perdendo
    tempo de conhecer a si mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto da Izabelle.

    Íris você precisa de um psicólogo com urgência.

    Monica

    ResponderExcluir
  13. Íris,
    Concordei integralmente com o post do Ricardão. Não apenas pela opinião que expressa, mas também pela forma elegante e respeitosa com que o fez.
    Acho importante que expressemos nossas opiniões sim, e o espaço deixado aberto para esse fim no blog demonstra nosso desejo em compartilhar essas opiniões.
    De toda e qualquer forma, é essencial mantermos o respeito e a educação.
    Há muito desamor grassando por esse mundo afora, e definitivamente não é disso que precisamos, sejamos (ou estejamos) gordos ou magros.
    Sigamos nossos caminhos, como você tem feito, aliás, tão bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 37 anos e já namorei magrinhas, gordinhas, mulheres "normais" (seja lá o que isso for) e de todos os meus relacionamentos o mais marcante de todos foi justamente com uma gordinha. Não ficamos juntos porque a vida infelizmente não permitiu mas eu a achava linda com todas suas gordurinhas e principalmente, porque era uma mulher muito bem resolvida que abusava mesmo dos decotões, não tirava o batom vermelho da boca (só em nossos beijos) e enchia a boca para comer uma Nhá Benta como ninguém. Ela podia não ser o padrão estético da moda (leia-se, mulheres secas e desnutridas) mas se achava sim poderosa e quando isso acontece, o mundo todo acompanha. E ao contrário do que você disse, ela era feliz sim, mais até que eu com meu corpo "normal". Não existe afrodisíaco maior que uma auto-estima avassaladora e aqui vai um segredinho.... homem pode achar linda uma magrinha, mas se na hora que ela abre a boca não sai conteúdo, no fundo ela só vai servir pra "fuder" e nada mais. Homem gosta é de mulher que sabe se valorizar com o corpo que tem, seja lá qual for, e com o espírito que tem, o mais importante de tudo. Gordinhas comandam!

    ResponderExcluir
  15. Você tem todo o direito de mostrar sua opinião, afinal o blog é seu, e nele você escreve o que quiser.

    A sua intolerância à respeito dos gordinhos pode ser comparada à intolerância da maioria das gordinhas que comentaram com respeito à sua opinião. Creio que as opiniões deveriam ser respeitadas, afinal cada pessoa vive diferente e enxerga diferente cada assunto.

    Eu? Eu discordo de sua opinião. Um corpo é apenas matéria; ele apodrece igualzinho quando as pessoas morrem, sejam elas magras ou gordas: o que permanece pra sempre é o que você tem por dentro.

    Espero que consiga se aceitar melhor um dia. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com algumas coisas q vc falou tipo, é horrivel vc entrar numa loja e nada servir ,tentar uma dieta e nao conseguir segui-la,mas apesar de tudo sou feliz, me sinto bonita usando 46,(sei q seria mais se fosse 40)mas fazer o que? A gente é o q a gente come...

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com seu pensamento.
    Não sou feliz e uma das razões é ser gorda, entre outros fatores.
    O sobrepeso está afetando minha saúde.
    Sempre fui gorda, desde que nasci.
    Casei, tive filhos, divorciei, tive namorados e amantes que me aceitaram mesmo acima do peso.
    Não é generalizado que não da pra ser feliz gordo, tem quem se aceite, mas eu acho que é mais conformismo do que aceitação.
    Por outro lado, não faço o minimo esforço para emagrecer, detesto seguir dieta, e não sigo mesmo, nunca, não passo privação.
    Procuro ter uma alimentação variando muito bem entre legumes, frutas e verduras, mas nunca deixo de comer massas, pães e doces.
    Então fazer o que??
    Não me aceito, não sou feliz sendo gorda, mas vivo, não páro por isso, procuro focalizar outros objetivos, como estudar ou adquirir conforto no meu lar.
    Ter amizades e seguir a vida.

    ResponderExcluir
  18. "na minha opinião, não há como combinar os adjetivos gordo e feliz"
    Opinião normal, mas tem gente com outras opiniões. Mesmo que tu não acredites, existem sim, gente gordo, e de bem com a vida, sem deixar o fato de serem gordo ou obesos afetar o modo como levam a vida.
    Querer perder uns quilos para atingir o seu "peso ideal", sim, mas deixar essa neura controlar a sua vida, a pessoa precisa de um psicólogo, não um nutricionista.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !