sábado, 5 de junho de 2010

Você já comeu YACON?


Pois bem, desde que recebi meu novo disco alimentar da Meta Real em julho do ano passado estou em busca do que seria YACON.  A única coisa que eu sabia, é que estava na mesma janelinha que o tomate, correspondendo a hortaliças e legumes.  Embora já tivesse descoberto via pai dos burros da modernidade (como defino o Google) ainda não tinha encontrado a danadinha pra vender...ontem, num dos meus passeios pelo Hortifruti (amo o hortifruti!) dei de cara com a tal e não resisti, trouxe para casa.
YACON é parente das batatas, porém sua composição diferente a faz ser classificada não como carboidrato, mas como legume.  YACON tem sabor adocicado e textura crocante.  Apresenta baixo valor calórico e pouca quantidade de gordura e proteína. Entretanto, contém elevado teor nutritivo, pois é rica em vitaminas e minerais. Pode ser consumida descascada, crua, como fruta ou misturada a outras frutas, na salada, como suco, purê ou geleia.  Também pode ser cozida ou frita.
YACON, de acordo com diversos estudos realizados tem muitas propriedades que a fazem ser conhecida como "batata diet" ou "batata dos diabéticos".  Dentre as tais propriedades, destacam-se:
  • Auxílio no controle da Diabetes Mellitus;
  • Redução da Pressão Arterial;
  • Prevenção da Osteoporose;
  • Diminuição da fadiga e câimbras;
  • Regulação do funcionamento do intestino;
  • Diminuição dos níves do colesterol;
  • Proteção da mucosa gástrica contra o estresse e a isquemia;

Ontem, quando as YACONS chegaram em minha casa, estava cheia de curiosidade (e fome física) e elas foram rapidamente descascadas e cortadas em fatias finas para incrementar a minha salada de tomate com alface...  YACON foi totaltmente aprovado aqui em casa, exceto pelo meu namorado que é preconceituoso para com qualquer coisa "verde".  Pelo paladar e pelos benefícios, vale à pena comer YACON!!!
Beijocassss

Um comentário:

  1. Oi Iris.
    Nossa, nunca tinha ouvido falar, nem nunca vi por aqui pra comprar.
    Mas gostei da dica. Quem sabe um dia eu encontro?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !