Pois bem, desde que recebi meu novo disco alimentar da Meta Real em julho do ano passado estou em busca do que seria YACON. A única coisa que eu sabia, é que estava na mesma janelinha que o tomate, correspondendo a hortaliças e legumes. Embora já tivesse descoberto via pai dos burros da modernidade (como defino o Google) ainda não tinha encontrado a danadinha pra vender...ontem, num dos meus passeios pelo Hortifruti (amo o hortifruti!) dei de cara com a tal e não resisti, trouxe para casa.
YACON é parente das batatas, porém sua composição diferente a faz ser classificada não como carboidrato, mas como legume. YACON tem sabor adocicado e textura crocante. Apresenta baixo valor calórico e pouca quantidade de gordura e proteína. Entretanto, contém elevado teor nutritivo, pois é rica em vitaminas e minerais. Pode ser consumida descascada, crua, como fruta ou misturada a outras frutas, na salada, como suco, purê ou geleia. Também pode ser cozida ou frita.
YACON, de acordo com diversos estudos realizados tem muitas propriedades que a fazem ser conhecida como "batata diet" ou "batata dos diabéticos". Dentre as tais propriedades, destacam-se:
- Auxílio no controle da Diabetes Mellitus;
- Redução da Pressão Arterial;
- Prevenção da Osteoporose;
- Diminuição da fadiga e câimbras;
- Regulação do funcionamento do intestino;
- Diminuição dos níves do colesterol;
- Proteção da mucosa gástrica contra o estresse e a isquemia;
Ontem, quando as YACONS chegaram em minha casa, estava cheia de curiosidade (e fome física) e elas foram rapidamente descascadas e cortadas em fatias finas para incrementar a minha salada de tomate com alface... YACON foi totaltmente aprovado aqui em casa, exceto pelo meu namorado que é preconceituoso para com qualquer coisa "verde". Pelo paladar e pelos benefícios, vale à pena comer YACON!!!
Beijocassss
Oi Iris.
ResponderExcluirNossa, nunca tinha ouvido falar, nem nunca vi por aqui pra comprar.
Mas gostei da dica. Quem sabe um dia eu encontro?
Beijo grande!