terça-feira, 13 de abril de 2010

A corrida e o emagrecimento

Estreando no blog, o meu primeiro artigo sobre corrida, trouxe dados interessantse para aqueles que pretendem começar...
Em todos os círculos sociais que convivemos, certamente existem pessoas querendo emgrecer.  O que ainda é novidade para alguns, é a escolha da corrida como uma forma de impulsinar a busca pelo peso ideal e para que isto dê certo, é preciso investir no treinamento gradativo.  Não adianta insistir, um iniciante não sairá correndo logo no primeiro dia.
Os benefícios da evolução da caminhada para a corrida são inúmeros, sendo o principal deles o condicionamento físico.  No entanto, o praticante sente-se mais apto, alerta, disposto, a circulação sanguínea se aprimora, o tônus muscular se fortalece e consequentemente, a condição física global melhora.
A corrida é coadjuvante na perda de peso, mas o que determina o emagrecimento mais coeso é a associação do exercício físico com uma dieta rica, colorida e equilibrada (nada de só sopas ou só frutas ou só proteínas)
A fórmula especial para iniciar na corrida é fazer um trabalho progresseico: a pessoa só se exercita com a carga que aguenta e desta forma não se lesiona.  Ao perceber sua evolução, ela se empolga e não quer mais parar.

Para perder peso, tenha em mente:
* Inicie com uma avaliação médica para esportistas;
* A atividade deve ser gradual: caminhe, depois aumente a velocidade para um trote, intercale alguns minutos de caminhada e corrida e só então estará apta a correr de maneira contínua;
* Para haver melhoria na condição física e emagrecimento, o exercício deve estar entre 50% e 80% da Frequência Cardíaca Máxima.
* Os níveis são diferentes: uma caminhada para uma sedentária pode corresponder a um estímulo de 75% da FC Máx.  Para uma corredora, é preciso um estímulo maior para haver queima de calorias;
* É inprescindível ter uma rotina regular de exercícios.  No mínimo 3 vezes por semana com 30 minutos de duração por treino.

Fonte: Revista W Run corrida para mulheres - n.1, fev/2010

Pra saber mais:
http://www.wruncorridaparamulheres.com.br/
http://www.o2porminuto.com.br/
http://www.webrun.com.br/
http://www.nikecorre.com.br/

Amanhã vou escrever sobre uma dieta super famosa "Dieta das Proteínas" .  Encontrei numa revista um artigo bem bacana falando sobre e quero dividir com vocês as preciosas informações que obtive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita !