domingo, 23 de março de 2008

RESPEITO PRÓPRIO, ESSE É O SEGREDO


Ao som de "Secret - Maroon Five"

Ontem li um artigo que falava sobre a falta de respeito. Estou sempre falando do respeito pelos outros diante de coisas que me deixam revoltada, mas não é desta falta de respeito que eu quero falar hoje. Quero falar da falta de respeito próprio, que é o artigo que li. Especificamente sobre o respeito pelo corpo. Entendi que a obesidade é um preço que pago pela falta de respeito que eu tenho pelo meu corpo dia após dia, momento após momento e que somados produzem isto que desagrada no espelho. Eu me desrespeito quando como sem querer, para agradar alguém ou mesmo para me dar carinho. Eu me desrespeito quando prefiro ficar em casa que sair pra correr, caminhar que seja, ou ir para a academia e o desrespeito continua a cada coisa não saudável que eu coloco na boca fora de hora... Também é desrespeito permanecer numa situação desagradável por medo, ou por qualquer que seja o motivo, é desrespeito próprio gostar mais de outra pessoa que de mim, é desrespeito colocar a minha felicidade na mão de outra pessoa e permitir que ela possa alterá-la. Agora, toda vez que iniciar uma dessas ações vou lembrar do desrrespeito que estou cometendo comigo mesma, tenho certeza que minha postura será beeeeeem diferente. Complementando esse artigo, caiu em minhas mãos o seguinte trecho de um livro hoje: "O corpo é um espelho das nossas crenças e dos nossos pensamentos mais íntimos. O corpo está sempre conversando conosco. É preciso aprender a escutar o que ele tem a dizer.
Cada célula reage a cada pensamento seu, a cada palavra que você pronuncia. Por isso, se prolongamo durante muito tempo determinadas formas de pensar e de falar, elas irão produzir comportamentos e posturas corporais, assim como um maior ou menor bem-estar. Suas palavras e pensamentos contribuem para sua saúde ou sua doença."
Basicamente o que eu li sobre respeitar a si próprio sendo que em outras palavras, talvez mais impactantes. O fato é que eu resolvi que preciso me respeitar um pouco mais a cada dia, porque só eu que posso me responsabilizar pelo meu futuro e pelos meus resultados, sejam eles bons ou ruins...
Para completar, tenho mais um achado nas mãos:" Não adianta ficar remoendo os problemas do passado, porque o momento presente é o que importa. O que aconteceu no passado, até este momento, foi criado por você, com seus próprios pensamentos e antigas crenças, sem que você se desse conta. Mas o que você escolhe pensar, acreditar e dizer hoje, neste exato lugar, neste exato momento, está criando o seu futuro. Seu diálogo interiorde agora está criando o seu amanhã, a semana que vem o próximo mês e o ano que vem."
Forte né...então, estou vigiando os meus pensamentos deste momento...todo cuidado com eles é pouquíssimo perto do que eles podem criar.

Trechos do livro: Cultivando a saúde do corpo e da mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita !