sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jack 3D - por Bruno Dias, do blog EsporteNut

Queridos, recebo diariamente muitas perguntas sobre o suplemento JACK 3D.  Para quase todas, eu não sei a resposta pois não sou nutricionista.  Procurei então informações boas, para preparar um post com algumas dicas e tal, mas achei bem mais!!!
Encontrei um post BRILHANTE no blog EsporteNut - Nutrição e Suplementação Esportiva de autoria do Bruno Dias, estudante de Nutrição da UFBA.
O blog do Bruno é bem legal e tem á resposta para várias das perguntas para as quais eu, Educadora Física, não tenho resposta.  Recomendo a visitinha e a leitura dos artigos!!!!
Segue abaixo o texto do Bruno, sobre o Jack 3D,  na íntegra:

"Olá, pessoal!
Como prometido, hoje dedico um post inteirinho aos suplementos alimentares. Mais especificamente os suplementos que estão dando o que falar nas academias, os suplementos da moda. Como é um assunto muito grande e eu não gostaria de abordar resumidamente, nesse primeiro post falarei somente sobre o Jack3d, mas citarei todos os que ainda vou escrever: Jack3d, Lipo 6 Black, Shotgun, The Curse, D-Drol, M-Drol, Thermo Pro, naNO Vapor e OxyElite-Pro.
Resolvi falar sobre esse assunto porque é assombroso como o consumo de suplementos sem orientação profissional vem crescendo. Segundo amigos professores de Educação Física que trabalham em academias e até por minha própria experiência lidando com essas pessoas, é mais do que comum a pergunta: "Comecei a malhar, o que é que eu devo tomar?"
Essa pergunta parece inocente mas reflete a supervalorização da suplementação em detrimento do treinamento físico per se. Claro que usar suplementos pode ser aquele estímulo a mais para cumprir aquela promessa de início de ano ao entrar na academia (e é excelente quando isso acontece), mas as pessoas não sabem dosar isso. Posso afirmar que um dos (muitos) fatores para a importância exacerbada da suplementação em praticantes de academia é a FALTA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Todo mundo que estuda exercício físico sabe da famosa Tríade do exercício físico - Exercício + Alimentação + Descanso = Resultado. Ou seja, quer alcançar os seus objetivos? Treine bem, se alimente bem e descanse bem. Podemos incluir na Alimentação a Suplementação bem feita e orientada por um nutricionista capacitado.
Apesar de não trazerem benefícios quando usados de maneira equivocada, são poucos os riscos à saúde que a maioria dos suplementos alimentares podem causar. Sugiro que releiam essa frase e acrescente a palavra "legalizados" entre as palavras "alimentares" e "podem". É aí que está o perigo. Todos estes suplementos que citei no começo do post são PROIBIDOS para comercialização no Brasil (isso não impede que lojas sem escrúpulos vendam estes produtos). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não permite que eles sejam vendidos em território nacional. Os motivos serão explicados agora.
Antes de tudo, é comum as pessoas subjulgarem a ANVISA no que tange a comercialização de suplementos. Talvez porque tenhamos um sentimento incubado de inferioridade em relação aos Estados Unidos e seus órgãos de fiscalização, pois lá todos estes suplementos são permitidos. Saibam que não há necessidade de comprovação científica para comercializar suplementos nos EUA, e se uma substância pode fazer mal, eles esperam que faça para depois proibi-la. Coisa que não acontece no Brasil. Não que a ANVISA seja perfeita (longe disso), mas toda moeda tem seus dois lados.
Para começar, o Jack3d. Este suplemento já ganhou fama em todas as academias e é bastante consumido. Pode ser categorizado como um "Otimizador Metabólico". É para ser usado antes do treino (cerca de 15-30 minutos) e promete disposição, energia, vasodilatação (para melhorar o transporte de nutrientes nos vasos sanguíneos), força e recuperação muscular. Analisando os seus ingredientes, vê-se que possui creatina, arginina, beta-alanina e cafeína, até aqui nada demais, pois são ingredientes legalizados.
O problema aparece com a inclusão de dois ingredientes: Schizandrol-A e 1,3-Dimethylamylamine. Apesar do nome, não são substâncias anabolizantes esteróides (os famosos hormônios). Na verdade, são poderosos estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), resultando em uma euforia e disposição acima do normal, deixando as pessoas (segundo relatos de usuários) transtornadas, elétricas, loucas. O Schizandrol-A parece também exercer efeito negativo sobre o cortisol (hormônio altamente catabólico). A 1,3-Dimethylamylamine, por sua vez, é bastante usada como droga recreacional (usada em festas) na Nova Zelândia. O problema é que não se sabe COMO essas substâncias trabalham, tampouco seus efeitos colaterais e se causam dependência química. A 1,3-Dimethylamine, inclusive, consta na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping.
Outra informação bem interessante é que ao entrarmos na página voltada para os suplementos, nas descrições são citadas inúmeras fontes bibliográficas para os prometidos efeitos milagrosos no intuito de enganar os consumidores tentando passar a imagem de "aprovado cientificamente". Essas fontes realmente são citadas, mas só para descrição de efeitos fisiológicos (que acontecem normalmente) no corpo humano, sem terem relação com o suplemento. Isso pode levar as pessoas a pensarem, equivocadamente, que o produto foi testado em humanos e comprovado que funciona, assim como que é seguro seu uso.
Algumas fontes noticiam que o Jack3d será proibido para venda nos EUA. É esperar pra ver.
Então, caros leitores, tenham cuidado quando ouvirem falar de algum suplemento, procurem saber quais são os ingredientes e busquem recomendação profissional. Muitos deles podem ser como o Jack3d, um produto proibido para venda no Brasil e que é um verdadeiro tiro no escuro, pois pouco se sabe como suas substâncias atuam sobre nossa saúde. E aí o que tinha como objetivo promover promover saúde, pode gerar consequências desagradáveis."

Referências
1. PANOSSIAN, A.; WIKMAN, G. Pharmacology of Schisandra chinensis Bail.: an overview of Russian research and uses in medicine. J Ethnopharmacol. Jul 23;118(2):183-212, 2008.

4 comentários:

  1. NA VERDADE QUEM DEVE RECEITAR É MÉDICO, SEJA NUTRÓLOGO OU NÃO, NUTRICIONISTA NÃO DEVE RECEITAR NENHUM REMÉDIO OU DROGA, APENAS ELABORAR CARDÁPIOS DE ACORDO COM A PRESCRIÇÃO DO MPEDICO, MAS NO BRASIL NUTRICIONISTA GANHOU STATUS DE DR.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade mesmo, cabe ao nutricionista prescrever qualquer alimento e/ou suplemento alimentar. Não é da competência do médico, seja ele nutrólogo ou não, prescrever dietas e suplementos. Isso está na lei, é só procurar se informar.

    Mas está corretíssimo quando fala em remédio/droga/medicamento. Somente o médico pode prescrevê-los. Mas o Jack3d é um suplemento, não uma droga.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bruno me responde uma duvida.
    meu nome é fernando e utilizei o jack3d a 3 meses.
    comprei neste site!
    http://www.monstersuplementos.com.br/produto-26-jack3d_usp_labs_250g.

    tive alguns colaterais enquanto tomava o produto.
    corro risco de ter colaterais a longo prazo ?

    vlww

    ResponderExcluir
  4. poxa o blog ta show... eu tinha duvidas em relaçao ao jack3d se comprava ou nao ... estava com receio.
    o blog esclareceu todas as minhas duvidas... parabéns..

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !