sábado, 6 de março de 2010

" E agora querem transformar "gordo" em palavrão...

Baseado no artigo de Martha Mendonça, com o mesmo título publicado na revista Época deste mês (pág 34)

Gordo.  A palavra soa mal??? Para alguns sim.  Da mesma forma que negro, cego ou pobre.  Nos EUA, utiliza-se uma tendência politicamente correta de palavras, a fim de não ofender o outro.  O termo "nigger" que em português equivaleria ao nosso "preto" foi proibido e pouco depois o termo "black" algo como nosso negro também já não soa bem.  Agora isso está acontecendo também com a palavra fat o nosso gordo.  E no Brasil também já há quem considere ofensa ser chamado de gordo.  SINCERAMENTE, me poupem!!!  Sempre me doeu ser chamada de gorda, gordinha ou coisa do tipo, mas não porque eu me sentia ofendida e sim porque eu realmente estava numa condição que eu não queria estar a de GORDA!!!!  As pessoas não se aceitam como são ou como estão e colocam no outro a culpa por isso...ora, francamente!!!  Se eu chamo um afrodescendente de preto eu estou o ofendendo, mas se ele me chama de branco tudo bem...onde está o preconceito, em mim ou nele???  E por acaso, de que cor é a pele dele, meu bem, me desculpe, mas eu  tenho certeza que assim como a minha, não é branca!!! E o cego, não é aquele que não enxerga, o surdo aquele que não ouve??? Não, não mesmo...se você falar assim está ofendendo.  E o gordo, porque eu o ofendi??? Sim, óbvio que ninguém gosta de estar gordo e é por isso que quando isto acontece o gordinho se ofende, mas não deveria, pois gordo não é ofensa e nem mesmo personalidade, gordo é um estado físico e o gordo tem que se ofender não de ser chamado de gordo e sim de ESTAR gordo.  O sentimento ruim ao ouvir a palavra gordo não deve soar como ofensa, mais sim como "que droga, estou gordo!".

E olha só que coisa mais sem sentido esta lista que segundo o artigo são de palavras ofensivas:

gordo
favela
cego
negro
velho
surdo
pobre
deficiente
empregada
funcionário
homossexualismo

Ao invés dela, devemos usar as da lista abaixo.  Estas sim, não soam como "ofensa":

portador de sobrepeso
comunidade
deficiente visual
afrodescendente
idoso, da terceira ou melhor idade
deficiente auditivo
menos favorecidos
portador de necessidades especiais
assistente
colaborador
homossexualidade

Mas peraí, se gordo é o portador de sobrepeso, eu posso ser chamada de gorda, vou processar hein...kkkkkkkkk

Meus beijos a todos os gordos e gordas que leem (e que escrevem) este blog!!! rsrsrsrsrs

2 comentários:

  1. Eu tenho muito medo deste processo todo de fat pride. Não der ser processada, mas sim das pessoas se acomodarem em sua obesidade, começarem achar bonito e não enxergarem sua morbidade ou doen~ça.

    Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. O caminho do meio sempre

    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris, bom dia... o adjetivo realmente usado de forma grosseira me faria muito mal, mas não esse qq outro, mas não processaria ninguém por isso (eu acho..rsrs)... Um ótimo domingo!!! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !