terça-feira, 16 de março de 2010

A arte do encontro

A cada dia que passa, eu tenho mais e mais certeza de que não estamos num lugar ou conhecemos uma pessoa sem que por tràs disso exista um propósito de Deus.  Todo encontro é, sem a menor dúvida um plano de Deus para o bem...o problema é que muitas vezes nós não conseguimos compreender isto e acabamos fazendo mal ao outro ou a nós mesmos!
Sabe quando você tem a sensação de estar no lugar certo na hora certa?  Pois bem, esta sensação vem me rodeando dia após dia... todos os dias, percebo que sou "colocada" em lugares e situações que me tornam uma pessoa melhor e que fazem do outro uma pessoa melhor...uau!!!  Que responsabilidade!!!
Sabe, tem uma coisa sobre mim que eu acho que ainda não falei aqui no
blog, porque sentia uma imensa vergonha...mas acho que chegou o momento. Sempre quis fazer Educação Física e sempre me achei gorda pra isso.  Em 2004, leiga total no assunto, busquei uma endocrinologista que me receitou umas bolinhas e eu sequei...linda, poderosa e absoluta nos meus 60 isso mesmo (SESSENTA QUILOS!!!) entrei para o curso de Educação Física (Sim eu faço EDUCAÇÃO FÍSICA )... logo na primeira aula, no primeiro dia, o professora falava de anfetaminas, comparando todas elas com a cocaína (surreal!!!) e quando ele citou o nome ANFEPRAMONA eu congelei de tal maneira que o professor chegou a perceber e me perguntou se eu estava passando mal..respondi que não e agradeci a preocupação...afinal, jamais teria coragem de falar na sala de aula da "saúde" que eu tomava isso... meus problemas começaram exatamente aí.  Quando cehgeui em casa, joguei todos os malditos comprimidos com efeito similar ao da cocaína na latinha de lixo.  Imaginem só o que aconteceu...as refeições super saudáveis de 3 em 3 horas deram espaço para todas aquelas coisas que me foram proibidas durante a "Dieta" e de 60kg fui caminhando a passos largos para os 96,6 kg.  E a cada quilo que eu recuperava daqueles que havia "perdido" me tranformava numa pessoa triste, envergonhada e infeliz.  Em pouco tempo, deixei de ser a aluna de CR 9,8 para ser a que tá sempre na média, aquela que nunca faltava para ser aquela que nunca ia.  Tudo ficou ainda pior quando tive de fazer estágio 3, pois seria em academia.  Nunca que eu conseguiria entrar de cabeça erguida numa academia, pesando 96,6 kg e dizer: - Ei, me dá um estágio, faço Educação Física! Já imaginava todo mundo me olhando dentro da sala de musculação e pensando algo do tipo: "O que essa gorda pensa que tá fazendo aqui???" Fui cumprir minha carga horária de estágio 3 no laboratório de Fisiologia da Faculdade, ainda com medo de os alunos acharem doideira a "gorda" estar no último período... mas reencontrei na professora responsável o olhar atento e prestativo...foi ela quem me carregou dia após dia até a banca de monografia onde eu sinceramente ARRASEI.  Ainda não me formei porque a vergonha não me permitiu.  Inconscientemente me boicotei e fiquei reprovada numa matéria...e lá estou eu, fazendo UMA matéria... e porque estou falando isso agora?
Lembram do início do post??? As pessoas não estão em nenhuma situação por acaso?  Ontem, quando fui pra aula encontrei com a minha orientadora e enquanto conversávamos um pouco, se aproximou dela um menino que dizia não conseguir de jeito nenhum, não saber mais o que fazer...bem, imaginei que se tratava da monografia e deixei o assunto acontecer...de repente, ela vira pra ele e diz: olha, uma boa pessoa pra você conversar (e aponta pra mim) e me pergunta quantos quilos já emagreci.  Não acreditei que estava diante da MINHA história no corpo de outra pessoa...e me surpreendeu ainda mais o fato de ser um menino... conversei por um tempo com ele, falamos de comida como consolo, como proteção, de meta real e como via naquele olhar o meu olhar de meses atrás...tanto que não consegui esquecer a conversa até agora... compreendi cada palavra, cada sentimento que vinha junto...
E mais uma vez a "arte do encontro" cumpriu sua missão: tenho certeza que ao menos compreensão, conforto e esperança consegui passar...e ao meu mais novo amigo agradeço dividir comigo sua história tão similar a minha e por me fazer enxergar com uma lente de aumento o quanto tudo melhorou na minha cabeça: hoje eu me entendo melhor, me respeito mais e tenho certeza: VOLTEI A SER A ALUNA DO INÍCIO DA FACULDADE.  Não peso 60 kg, mas não tenho mais vergonha de nenhum pedacinho do meu corpo e não tenho vergonha de assumir perante TODOS que eu FAÇO EDUCAÇÃO FÍSICA !!!  A melhor coisa que eu pide tomar para emagrecer foi a DECISÃO DE ME ENTENDER E DE ME RESPEITAR !!! Faltavam 35 kg, agora só faltam 19,4...isso não tem preço!!!


( Ei, foram preciosos aqueles poucos instantes de conversa trocada no corredor.  Espero ter deixado você melhor... há esperança: eu consegui, todos podem conseguir!  Aprendi uma coisa com um dos "anjos" que encontrei durante esta fase, o Lu, meu professor na academia.  Quando eu chegava cabisbaixa na academia ele me dizia assim: " - Perdeu alguma coisa no chão??? Então levanta essa cabeça porque no chão não tem resposta pra nada.  As respostas estão todas no alto"  Compreendi que o alto pode ser Deus, no qual sempre acreditei, mas também pode ser a minha própria cabeça - afinal ela está no alto do meu corpo -  Então: As respostas estão todas no alto,  feche seus olhos, mas olhe pra cima, você vai encontrá-las...todas!!!  Conta comigo!!! )

Um comentário:

  1. Parabéns, você é uma Possibilidade!! Eu também já tomei Anfepramona e realmente ficava alucinada.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !