terça-feira, 11 de agosto de 2009

Expectativa, ansiedade e a solução: PACIÊNCIA

O mundo de hoje nos leva a viver numa constante situação de expectativa (espera, esperança baseada em probabilidades ou promessas) e essas expectativas geram a tal da ansiedade ( Sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência) que atrapalha e desanda tudo, tudo mesmo... Ficamos na expectativa pela realização de nossos objetivos, de nossas metas, de nossos desejos e ansiosos pra que tudo isso se realize e a ansiedade acaba tento o efeito contrário: afasta de nós a realização de cada uma das coisas que qeremos realizar. O segredo para vencer esta batalha interminável expectativaXansiedade é bem difícil, mas com toda certeza não é impossível e chama-se paciência . Exercitá-la é extremamente difícil, mas encontrei algumas idéias quepodem ajudar...vou tentar colocar em prática:

* do livro O poder da paciência, M. J. Ryan, sobre como praticar a paciência.

1. Ao ficar em pé numa fila, transporte-se para férias mentais. Visualize o lugar mais tranquilo que puder, imagine, sinta e ouça a si mesmo nesse ambiente. Reflita sobre os sentimentos que ele evoca em você. Em vez de se conectar no tempo que terá de esperar, aproveite essa oportunidade para sonhar com o lugar mais bonito que conhece ou deseja conhecer.

2. Quando tiver de esperar um bom tempo para alguma coisa se realizar – por exemplo: um projeto grande –, comemore os pequenos avanços ao longo do caminho. Uma etapa concluída? Compre um batom, um belo par de brincos ou algo de que goste muito. Ao nos premiarmos por algo que realizamos, injetamo-nos ânimo para continuarmos.

3. Está esperando, impacientemente, seu computador ligar? Faça alguns exercícios de alongamento para relaxar os músculos das costas e do pescoço. Afaste-se da mesa, sente-se na beira da cadeira e alongue-se!

Então é isso, exercitar a paciência é uma tarefa difícil mas que se bem realizada pode favorecer bastante os processos e resultados de que tanto queremos atingir na vida, sejam eles quais forem!

Um comentário:

  1. Nossa, exercitar a paciencia é tudo!!! Tem dia que eu tenho vontade de surtar para acabar logo este processo. Mas não adianta.

    Um beijão

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita !